Seminário Internacional sobre boas práticas para proteção de crianças e adolescentes em situação de rua termina com entrega de declarações à comunidade global




Entre os dias 24 e 26 de setembro, Fortaleza/CE recebeu o Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, promovido pela Associação O Pequeno Nazareno (OPN). O evento integra o Projeto Dignidade para a Infância, realizado em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. 

O ponto alto do evento foi a apresentação de dois documentos com reivindicações, um elaborado por adolescentes e jovens e outros membros da RIDIAC (Rede Internacional pela Defesa da Infância e Adolescência em Situação de Calle), encaminhadas a organismos internacionais de defesa dos direitos humanos. A iniciativa reforça o protagonismo juvenil e a escuta ativa como pilares da transformação social.

O seminário reuniu especialistas, parlamentares, representantes de organismos internacionais, organizações sociais e adolescentes de 10 países para debater políticas públicas externas à proteção da infância em situação de vulnerabilidade. A proposta foi fomentar o diálogo, compartilhar metodologias e fortalecer redes de proteção, com foco em soluções inovadoras e integradas.

A representante do Comitê dos Direitos da Criança da ONU, Mary Beloff, esteve presente no evento e destacou a relevância do encontro. “Estou impressionado pelo tamanho do seminário e com o compromisso e o trabalho sério voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando amenizar o dor e o sofrimento dessas pessoas”, afirmou.

"Chegamos ao fim do seminário com o coração cheio de esperança e o compromisso ainda mais fortalecido. Ver adolescentes e jovens ocupando esse espaço com voz ativa, entregando suas reivindicações aos organismos internacionais, é a prova de que estamos no caminho certo, da escuta, da dignidade e da transformação. Nós consideramos que proteger crianças e adolescentes em situação de rua é mais do que garantir direitos, é reconhecer potências, construir pontes e mobilizar redes que atuem com afeto e estratégia. graças a cada parceiro, instituição, especialista e jovem que fez parte dessa jornada. Que as boas práticas aqui compartilhadas se multipliquem e que a carta entregue hoje reverbere por toda a América Latina como um chamado à ação", ressaltou Manoel Torquato, coordenador do Projeto Dignidade para a Infância

A programação do evento conta com oficinas ministradas por instituições internacionais do Chile, Argentina e México, além de painéis temáticos e aulas culturais. No último dia (26), os destaques foram:

• Painel: Estratégias de controle social e participação no enfrentamento à situação de rua de crianças e adolescentes

• Apresentação oficial da carta de reivindicações do RIDIAC aos organismos internacionais

• Intervenção artística e cultural de encerramento


Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno

Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizados em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, uma instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro