Setembro Amarelo: Esporte é aliado da saúde mental. Entenda os benefícios por trás das práticas esportivas



Com a chegada de setembro, as iniciativas sociais ganham um tom de conscientização e valorização da vida por conta da campanha nacional do setembro amarelo, e uma das ferramentas mais eficazes para o bem-estar mental é o esporte. Mais do que uma atividade física, a prática regular de exercícios é uma potente aliada no combate ao estresse, ansiedade e depressão, atuando diretamente na melhoria da saúde mental.


A ciência tem demonstrado os inúmeros benefícios do esporte. Ao praticarmos uma atividade física, o corpo libera substâncias químicas importantes, como as endorfinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Além delas, a prática esportiva contribui para a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores essenciais para a regulação do humor, do sono e do apetite, e para a motivação.


Segundo o Dr. Abaeté Neto, médico especialista no esporte, os benefícios vão além da bioquímica. "Nunca é demais reforçar este assunto. O exercício físico é uma válvula de escape poderosa. Ele ajuda a desviar o foco de pensamentos negativos e a canalizar a energia de forma construtiva. Além disso, a rotina de treinos estabelece disciplina e fortalece a autoestima, gerando uma sensação de conquista e superação a cada novo desafio", explica.


O esporte, seja ele individual ou coletivo, também promove a interação social, um fator crucial na prevenção de transtornos mentais. A participação em grupos ou equipes cria laços de pertencimento e solidariedade, quebram o isolamento e oferecem um sistema de apoio valioso. “Sair da zona de conforto, da sua atmosfera tradicional é um movimento que ajuda bastante a manter a saúde mental em dia. Os momentos esportivos trazem também oportunidades de diversão e distração”, avalia.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana para adultos. O ideal é encontrar uma modalidade que traga prazer e se encaixe na rotina, seja uma caminhada, corrida, natação ou artes marciais. “O importante é começar e, gradualmente, transformar o exercício em um hábito. É um lembrete de que cuidar de si é o primeiro passo para uma vida mais saudável e plena”, conclui o profissional.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro