Do tronco à tela: tecnologia, arte e ancestralidade da comunidade Tapeba são reunidos em livro feito por alunos de escolas indígenas



O livro é fruto do projeto Programando e Aprendendo Itinerante e será lançado na na certificação dos alunos do projeto nas escolas do povo Tapeba

O brilho das telas vai se misturar à força das raízes na próxima segunda, 20 de outubro, às 16h, no Terreiro Sagrado do Pau Branco, na Lagoa dos Tapebas, em Caucaia. O local sagrado da comunidade indígena será palco da certificação de 40 alunos das escolas indígenas Índios Tapeba e Narcísio Ferreira Matos, que participaram do Programando e Aprendendo Itinerante, projeto do Instituto Idear, que leva ensino de tecnologia e robótica a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Mas, desta vez, o projeto foi além da lógica dos códigos e circuitos. Em sua passagem pela comunidade Tapeba, o Programando e Aprendendo Itinerante se entrelaçou à cultura, à arte e à memória do povo. O resultado é uma ação única, que uniu o aprendizado tecnológico à valorização da identidade ancestral, fortalecendo o protagonismo das crianças e jovens indígenas.

Durante a cerimônia, que acontece dentro da tradicional Festa da Carnaúba, um dos momentos mais importantes do calendário cultural Tapeba, os alunos vão receber seus certificados em um evento repleto de significado simbólico.

Além da certificação, o evento marca o lançamento do livro “Do Tronco à Tela: Arte e Tecnologia Tapeba”, uma publicação que reúne registros das atividades, reflexões e produções artísticas realizadas pelos alunos durante o projeto. A edição física foi produzida em versão especial e será entregue às escolas indígenas e aos parceiros do Idear.

O livro também ganha vida digital. Uma versão em e-book está disponível gratuitamente no site do Instituto Idear, ampliando o alcance do conteúdo e permitindo que o público conheça de perto essa ponte entre saberes ancestrais e inovação. O material pode ser acessado no link: http://www.idear.org.br/livro-do-tronco-a-tela-arte-e-tecnologia-tapeba-instituto-idear/.  

Com textos, fotos e ilustrações criadas pelas próprias crianças, o material revela como a tecnologia pode dialogar com a arte indígena, traduzindo elementos da natureza, dos grafismos e da oralidade Tapeba em linguagem digital.

Programando e Aprendendo Itinerante

O Programando e Aprendendo Itinerante é uma das iniciativas mais transformadoras do Instituto Idear. O projeto percorre comunidades e escolas do Ceará levando cursos de programação, robótica, pensamento computacional e arte digital para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. A proposta é democratizar o acesso à tecnologia e desenvolver habilidades socioemocionais, estimulando o pensamento criativo e o protagonismo social, especialmente em territórios de vulnerabilidade.

Na comunidade Tapeba a experiência ganhou um novo sentido, unir o conhecimento tecnológico ao patrimônio cultural indígena. Ao longo dos meses de trabalho, os alunos desenvolveram atividades que conectaram elementos da natureza e símbolos tradicionais ao universo digital — uma verdadeira travessia “do tronco à tela”, como sintetiza o título do livro.

Serviço:
Evento: Certificação do Programando e Aprendendo Itinerante e lançamento do livro “Do Tronco à Tela: Arte e Tecnologia Tapeba”

Data: Segunda, 20 de outubro de 2025
Horário: 16h
Local: Terreiro Sagrado do Pau Branco – Lagoa dos Tapebas, Caucaia
Realização: Instituto Idear
Acesso: gratuito | e-book disponível em http://www.idear.org.br/livro-do-tronco-a-tela-arte-e-tecnologia-tapeba-instituto-idear/
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