Instituto Aço Cearense investe na inclusão e inaugura sala multisensorial do Instituto Alegria de Viver



O Instituto Aço Cearense, braço social do Grupo Aço Cearense, viabilizou a reforma da sala sensorial do Instituto Alegria de Viver, localizado no bairro Parquelândia, em Fortaleza (CE). A sala de integração sensorial foi criada para proporcionar um ambiente controlado que estimula e regula os sentidos, auxiliando pessoas com necessidades especiais, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou pessoas com dificuldades de aprendizagem e deficiências de processamento sensorial.

O Instituto Alegria de Viver inaugurou a sala no último dia 26 de setembro e nomeou o local como “Sala sensorial Rosemeire Matos, para homenagear a presidente do Instituto Aço Cearense, Rosemeire Matos. O novo ambiente é equipado com uma variedade de elementos sensoriais, como luzes suaves, sons relaxantes, materiais táteis e aromas calmantes. Ela é utilizada por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicomotricista e outros profissionais para alcançar objetivos terapêuticos específicos, como estimular a aprendizagem independente e o desenvolvimento da autonomia do indivíduo. Além disso, permite que os profissionais observem e identifiquem os estímulos que acalmam, despertam ou incomodam o indivíduo, facilitando intervenções adequadas.

A sala tem o objetivo de proporcionar regulação emocional, promover o desenvolvimento de habilidades e explorar, de forma segura, um ambiente controlado e seguro para que os usuários explorem estímulos sensoriais de forma gradual e sem riscos.

Rosemeire Matos, ressalta: “Foi uma honra poder contribuir com esse espaço tão importante e acolhedor. O propósito do nosso Instituto é exatamente esse, proporcionar a inclusão, o aprendizado e, acima de tudo, a dignidade. Fiquei surpresa com a homenagem e agradeço pela iniciativa. A sala foi equipada com instrumentos terapêuticos modernos, piso tátil, colchonetes,  uma parede de projeção interativa e uma equipe multidisciplinar, tudo pensado com muito carinho para proporcionar as melhores experiências”.

A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, na maioria mães de crianças atípicas que fazem parte do Instituto Pensando bem.

Sobre o Instituto Aço Cearense 

Uma das vocações do Grupo Aço Cearense está na transformação de um Brasil mais forte, justo e com oportunidades. Por isso, pensar além do negócio é essencial para continuar construindo o país que deseja ser. Como forma de retribuir à sociedade, honrar os valores e as origens, o Grupo fundou o Instituto Aço Cearense, que é responsável por colocar em prática atividades que proporcionam transformação e inclusão social com base na educação, saúde, cultura, esporte e empreendedorismo.


O trabalho realizado vai além do aporte financeiro para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto apoia os colaboradores do Grupo Aço Cearense que se destacam no esporte, realiza campanhas nas empresas com ações de saúde e solidariedade como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos que são doados para a comunidade.


Em 2024 o Instituto Aço Cearense investiu aproximadamente R$4.000.000,00 em ações, projetos e campanhas realizadas para 73 instituições. As iniciativas impactaram  mais de 201.000 pessoas de forma direta. Desde a sua fundação, já foram investidos mais de R$ 35 milhões em 355 instituições, totalizando mais de 755 mil pessoas beneficiadas nos estados onde atua: Ceará, Pará e Tocantins, o que reforça seu compromisso em busca de criar um ambiente que opere de acordo com as boas práticas ambientais, sociais e de governança. Uma das parcerias de impacto foi com o ecossistema de desenvolvimento social Gerando Falcões e o Instituto Pensando Bem, para a realização do Projeto Favela 3D (digital, digna e desenvolvida), em Fortaleza-CE


Para mais informações sobre o Instituto Aço Cearense, ligue: (85) 4011.2170/ (85) 99923 9954 ou acesse o site www.institutoacocearense.com.br/

   

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro