A Kroma Energia integra, por mais um ano, o ranking “Melhores e Maiores 2025” da Exame. O levantamento anual avalia empresas de todo o Brasil a partir de critérios como desempenho financeiro, relevância setorial e impacto regional.
Na categoria “Maiores", a Kroma alcançou a 9ª posição no ranking entre as empresas pernambucanas e o 731º lugar entre as mil maiores empresas do país. Já entre as “Melhores” empresas do setor de energia, a Kroma aparece como a 97ª colocada entre as 122 organizações participantes, alcançando o 3º lugar entre as empresas de Pernambuco que atuam no ramo, ao lado de Copergás, Termopernambuco, Celpe e Elétron Energy.
A premiação Melhores e Maiores 2025 avalia empresas de capital aberto ou com dados públicos. A análise se baseia em três dimensões: indicadores financeiros, crescimento de receitas ao longo do tempo e critérios ESG.
Para o CEO da Kroma Energia, Rodrigo Mello, estar presente no levantamento da Exame é motivo de orgulho coletivo. “Participar deste ranking é o reconhecimento de um trabalho feito a muitas mãos e reforça a responsabilidade que temos com nossos clientes, parceiros e com a região em que atuamos, além de nos incentivar a seguir crescendo de forma sustentável e inovadora”, afirma.
Kroma Energia
Fundada em 2008, a empresa pernambucana possui uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a Kroma Energia foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.
Em 2024, a primeira comercializadora de energia do Nordeste, alcançou a marca de 2 GWm de volume comercializado e reuniu 800 clientes em sua carteira de comercialização. Além disso, gerou mais de R$ 77 milhões em economia para seus clientes sob sua gestão, além de contribuir para a sustentabilidade, evitando que 22 mil toneladas de CO2 fossem emitidas, o que equivale ao plantio de cerca de 156 mil árvores. Atualmente, administra um portfólio de mais de 100 MWm e atende mais de 600 unidades consumidoras.
A Kroma Energia possui um portfólio de 5,7 GW em projetos de geração renovável, entre ativos em operação e em desenvolvimento. Até 2026, a empresa prevê alcançar 476 MWp de capacidade instalada em operação na modalidade de Geração Centralizada (GC), consolidando sua expansão no mercado.
Além dos grandes projetos de GC, a Kroma também investe em Geração Distribuída (GD), que consiste na geração de energia próxima ao local de consumo, por meio de usinas de menor porte. O objetivo é possuir uma capacidade instalada de 20,2 MWp em operação até o final de 2025.