PorAlex Medeiros, Diretor de GRC e Privacidade da MRV&CO
Em um mundo onde a confiança nas instituições é cada vez mais desafiada e a cobrança pela conduta ética e transparência é cada vez maior, o que nos diferencia não é apenas o que fazemos, mas como comunicamos nossos desafios e avanços. A busca por um mercado mais integrado e transparente é prioridade estratégica no Brasil, um movimento reforçado por dados e estudos recentes
.
Uma pesquisa da Deloitte sobre integridade corporativa, por exemplo, destaca que o investimento em compliance e em relatórios de transparência é uma crescente em companhias de diversos portes. Já um estudo da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) estima que a corrupção pode gerar perdas anuais equivalentes a até 2,3% do PIB do país, o que reforça a relevância do tema. A transparência não é um mero item de checklist , mas sim um pilar fundamental de governança e cultura organizacional.
A adesão às certificações como a ISO 37001 (Sistemas de Gestão Antissuborno), o selo Pró Ética da Controladoria Geral da União e o investimento em canais de lançamento independentes são iniciativas que as grandes companhias estão adotando para fortalecer esse compromisso.
precisamos falar sobre integridade
Um dos maiores desafios do mercado é a comunicação da cultura de integridade para diferentes públicos. Integridade não é assunto apenas para grandes stakeholders, nem para alta liderança; integridade é para todos que a tornam uma realidade.
É com essa visão que a MRV&CO mantém o projeto "Integridade em Pauta" , criado para democratizar o acesso à informação. Com linguagem acessível, proporcionamos aos colaboradores dos mais diversos níveis momentos de conscientização, conhecimento e reflexão sobre tópicos essenciais de integridade, direitos humanos e ética, tratando de temas como sustentabilidade, prevenção à corrupção e fraude, promoção do trabalho digno, prevenção ao assédio, comportamento inapropriado e discriminação, uso do Canal Confidencial, entre outros.
Para aprimorar a experiência do usuário e a acessibilidade, o site do Canal Confidencial da MRV&CO , ativo desde 2012, foi totalmente reformulado em 2025. Além do site, o Canal conta com e-mail e telefone e WhatsApp para recebimento de denúncias e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que todos os públicos com interface com a MRV&CO – incluindo colaboradores, fornecedores e clientes – registram condutas antiéticas e distintas, de forma segura e, se desejarem, anônima. O Canal Confidencial é amplamente divulgado e operado por empresa independente, garantindo confidencialidade e tratamento adequado a cada situação.
Essa abordagem ampla é um diferencial competitivo e um reflexo de nossas crenças de que a honestidade nos fortalece. A divulgação do nosso Relatório Anual de GRC e Privacidade, com dados detalhados, demonstra a prevalência de um valor histórico para a MRV&CO: fazer o certo, sempre.
A atuação da MRV como embaixadora do Movimento Transparência 100% desde 2022 também evidencia isso. A iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil materializa a importância de ir além das obrigações legais para fortalecer mecanismos de supervisão; como embaixadores, assumimos a responsabilidade de não apenas combater a corrupção e as práticas desleais internamente, mas também de inspirar outras companhias.
A transparência é um reflexo direto de nossa governança. Mais do que uma exigência regulatória, é um princípio que orienta nossas escolhas diárias e fortalece a construção de um legado de confiança com nossos clientes, fornecedores e toda a sociedade.