Cineteatro São Luiz recebe nova edição da Série Cênica com Azira’i



O Instituto Dragão do Mar (IDM) traz ao público cearense uma nova edição da Série Cênica, com o espetáculo Azira’i, que será apresentado nos dias 7 e 8 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz. Os ingressos já estão disponíveis na Sympla e na bilheteria do teatro. Realização do Ministério da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, e patrocinado pela Petrobras, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O projeto foi aprovado no edital Seleção Pública Novos Eixos do Programa Petrobras Cultural.

O espetáculo tem sido amplamente reconhecido pela crítica e premiado nacionalmente. No Prêmio Shell, a atriz Zahy Tentehar foi vencedora na categoria de Melhor Atriz, tornando-se a primeira artista indígena a conquistar esse reconhecimento. O espetáculo também foi premiado na categoria de Melhor Iluminação. Além disso, a peça recebeu múltiplas indicações, destacando-se: Prêmio Shell 2023: indicado em quatro categorias – Atriz, Iluminação, Dramaturgia e Cenário e Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro): indicado nas categorias de Espetáculo, Direção, Iluminação e Jovem Talento – Atriz.

A Série Cênica integra a campanha Cultura nas Trincheiras da Alegria, iniciativa que ocupa os espaços do Theatro José de Alencar e do Cineteatro São Luiz, ambos equipamentos culturais da Secult Ceará geridos pelo IDM. O projeto tem como objetivo valorizar a diversidade da produção artística local, conectando trajetórias distintas às potências da cena cearense. As obras apresentadas exploram memórias, identidades e territórios, oferecendo ao público experiências que mesclam tradição, contemporaneidade e afetividade.

 

O espetáculo Azira’i é um solo autobiográfico de Zahy Tentehar fala da relação com sua mãe, Azira’i Tentehar, primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava (MA). No palco, Zahy mistura cenas em português e em Ze’eng eté, convidando o público a refletir sobre memória, ancestralidade e aculturamento.


Além do espetáculo, o público poderá conferir, ainda em novembro, a peça Abdias Nascimento, no Theatro José de Alencar. A montagem presta homenagem ao escritor, senador, ativista e fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), explorando os bastidores da criação artística. No palco, os atores vivem uma travessia íntima em busca da essência de Abdias Nascimento, revelando suas próprias identidades enquanto homens negros no Brasil e construindo um diálogo profundo entre história, memória e contemporaneidade.


“Com essa programação, esperamos reafirmar o nosso compromisso de fortalecer a cena cultural cearense, promovendo espetáculos que unem reflexão, estética e vivência coletiva, convidando o público a experimentar novas formas de fruição artística e de imersão na diversidade cultural brasileira”, diz José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz.


Serviço 

Série Cênica - Espetáculo AZIRA’I

Data: 7 e 8 de novembro

Acessibilidade: Libras (dias 7 e 8/11) e Audiodescrição (dia 8/11)

Horário: 19h

Ingressos: Sympla e bilheteria física

Local: Cineteatro São Luiz - (Rua Major Facundo, 500 – Centro)

Funcionamento das bilheterias físicas: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h



Sobre o IDM:


O Instituto Dragão do Mar é uma organização social (OS) de sociedade civil, sem fins lucrativos, com 27 anos de atuação no campo cultural do Ceará e atua em parceria com o Governo do Estado, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.


A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 17 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro