Em celebração ao Dia da Consciência Negra, adolescentes assistem gratuitamente à montagem no Theatro José de Alencar por meio de iniciativa da Petrobras
No último dia 20, em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Petrobras ofereceu cortesias para o espetáculo “Abdias do Nascimento”, apresentado no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A ação permitiu que adolescentes moradores das ocupações Raízes da Praia e Paraíso, integrantes do Programa Dignidade para a Infância, tivessem acesso a uma experiência artística marcada por representatividade, memória e resistência.
A ida ao teatro proporcionou aos jovens a oportunidade de conhecer de perto a trajetória de Abdias do Nascimento, intelectual, artista, ativista e fundador do Teatro Experimental do Negro. A obra, reconhecida por seu impacto cultural e político, celebra uma das figuras mais importantes na luta pela igualdade racial no Brasil, fortalecendo debates sobre identidade, história e direitos da população negra.
A iniciativa faz parte das ações do Projeto Dignidade para a Infância, realizado pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Ao promover o acesso a espaços culturais e estimular vivências formativas, o projeto reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ampliando horizontes e fortalecendo vínculos por meio da arte e da educação.
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.
.jpg)
