O Projeto Solidário segue até 5 de abril, período em que as obras estarão disponíveis para aquisição, comercializadas com 50% de desconto em relação ao valor de mercado
O artista plástico José Guedes reuniu colecionadores e empresários na última quinta-feira (5), no Solar da Praça Portugal, para o lançamento da série inédita Matissiana. A iniciativa integra o Projeto Arte Solidária, ação que destina parte da renda arrecadada com a venda de obras para as atividades sociais da Obra Lumen de Evangelização, instituição que atua há mais de duas décadas no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil e na África.
"Esse trabalho nasce da capacidade de compreender o sentimento do outro e da motivação ativa para estender a mão ao que mais precisa. É isso que alimenta a fé, a coragem e o desprendimento. Existe uma sinergia muito grande com a Obra Lumen, porque nos afinamos nesse propósito comum de melhorar o mundo", afirmou José Guedes.
Como forma de estimular a participação das pessoas e adesão à campanha, as obras serão comercializadas com 50% de desconto em relação ao valor de mercado. Parte do valor arrecadado será diretamente destinada à Obra Lumen , contribuindo para a manutenção de casas de acolhimento e centros sociais mantidos pela instituição.
O Projeto Solidário segue até 5 de abril , período em que as obras estarão disponíveis para aquisição. A compra pode ser feita por meio do site do projeto ( http://www.casadalvavirtual.com.br
Para a Obra Lumen, a parceria representa não apenas apoio financeiro, mas também visibilidade para as causas sociais promovidas pela instituição. De acordo com Eduardo Figueiredo, empresário e um dos coordenadores da Obra Lumen no Ceará, a ação reforça a importância da criatividade como ferramenta de transformação social.
“José Guedes se tornou um grande amigo e um grande promotor da Obra Lumen por meio dessa campanha de arte solidária, idealizada com muito carinho. Pelo dom que ele tem de produzir beleza e arte, acaba alcançando centenas de milhares de pessoas. A Obra Lumen lida com uma grande responsabilidade social – são 51 casas de acolhimento, cada uma com custos monetários significativos – e iniciativas como essa apoiar a sustentação esse impacto e também a envolver empresas e pessoas nesse compromisso com o bem comum”, destacou.
O fundador da instituição, Edwin Costa, também ressaltou o papel do projeto como elo entre quem deseja ajudar e quem precisa de acolhimento. "Essa ação cria uma ponte muito concreta entre pessoas que querem se aproximar mais, ajudar mais, e tantas outras que precisam ser acolhidas, amadas e ter uma nova chance. É mais um meio para que esse encontro aconteça e para que a solidariedade se torne algo real e transformador", afirmou.
A série reúne seis obras inéditas do artista, derivadas de uma mesma matriz visual, nas quais o artista explora variações cromáticas e relações abstratas entre forma e cor. Cada obra integra uma edição de 20 tiragens, assinadas e numeradas, totalizando 120 peças disponíveis. Produzidas com impressão UV diretamente em PVC de 3mm, cada peça mede 70 x 70 cm.
Sobre a Obra Lumen
A Obra Lumen de Evangelização é uma comunidade católica que atua há mais de 25 anos no acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade. Inspirada no Evangelho, sua missão é promover dignidade, transformação social por meio da esperança ao próximo. Atualmente, a Obra Lumen mantém 51 unidades, entre casas de acolhimento e centros sociais, distribuídas por 18 estados brasileiros, além de atuação na Guiné-Bissau, na África. Mais de 7 mil pessoas já foram acolhidas, enquanto milhares de crianças e jovens recebem diariamente acompanhamento educativo, cultural, espiritual e atendimento em saúde.
Nas casas de acolhimento, homens, mulheres e mães com seus filhos, vindos das ruas ou de contextos de extrema vulnerabilidade, encontram um lar estruturado sobre cuidado, dignidade e fraternidade. Já nos centros sociais, a Lumen atua na prevenção da violência, na proteção da infância e no fortalecimento de vínculos familiares, com ações baseadas na educação, na fé e no amor como ferramentas de transformação social.

