Startup cearense Neocode se consolida como referência em acessibilidade digital



A trajetória da deeptech foi impulsionada pela participação no hub Corredores Digitais, que contribuiu para a estruturação estratégica, expansão de mercado e avanço rumo à internacionalização

 

A NeoCode, startup deeptech focada em acessibilidade digital, tem se consolidado como uma das soluções mais inovadoras do ecossistema de tecnologia do Ceará. Criadora do NeoTalk, plataforma que traduz em tempo real entre Libras, áudio e texto, a empresa vem ampliando sua presença no mercado e estruturando sua expansão a partir da participação nos Corredores Digitais, hub de inovação do Governo do Ceará, liderada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

“Nós desenvolvemos o NeoTalk, uma solução deeptech de acessibilidade digital que traduz em tempo real entre Libras, áudio e texto. Na prática, isso resolve a barreira comunicacional enfrentada por milhões de pessoas surdas no Brasil, garantindo autonomia em diferentes contextos, seja na educação, em eventos ou no atendimento ao público. Hoje, por exemplo, com um simples QR Code ou plugin, qualquer pessoa surda pode acessar um avatar 3D que traduza o conteúdo, sem depender de interpretação humana naquele momento”, afirma Illan Negreiros, fundador da startup.

Atualmente, a NeoCode vive um momento de consolidação, com produtos já prontos para o mercado e parcerias relevantes firmadas. “Estamos em um momento de consolidação. Já lançamos dois produtos prontos para o mercado: o NeoTalk Chat, voltado para autoatendimento acessível, e o NeoTalk Edu, que leva acessibilidade para conteúdos educacionais. Com esses produtos, já conquistamos parcerias importantes com instituições como Sebrae, IEL e UFC. Além disso, avançamos em editais relevantes como o Centelha-CE e estamos avançando em novas frentes de captação e internacionalização”, destaca Illan.

Corredores Digitais como resultados de crescimento

A trajetória de evolução da startup está diretamente ligada à jornada nos Corredores Digitais, que é como um acontecimento para o amadurecimento estratégico do negócio. "O hub foi essencial para estruturar nossa visão de crescimento. Ele nos conectou a mentores e especialistas que ajudaram a aprimorar nossa estratégia de mercado, além de abrir portas para editais, investidores e parceiros. Foi durante essa jornada que conseguimos montar nossa narrativa como uma deeptech e organizar nosso roadmap de desenvolvimento e expansão", ressalta o fundador.

Para Felipe Sousa, gerente técnico da Corredores Digitais, o caso da NeoCode exemplifica o impacto do hub no fortalecimento de negócios inovadores com propósito. "A NeoCode é um exemplo claro de como uma tecnologia pode gerar impacto social e, ao mesmo tempo, se estruturar como um negócio escalável. No Corredores Digitais, ganhamos para conectar inovação, mercado e estratégia, e ver uma startup transformar acessibilidade em uma solução robusta e com potencial internacional reforçar a importância do hub para o ecossistema", afirma.

Durante o processo de aceleração, a startup também passou por transformações relevantes em sua forma de enxergar o mercado. "O principal aprendizado foi entender que acessibilidade não é um 'extra', mas sim um mercado estratégico e em crescimento. Aprendemos também a equilibrar inovação tecnológica com sustentabilidade comercial, estruturando nossos produtos como soluções escaláveis. Outro ponto importante foi fortalecer nossa governança e criar uma rotina de validação contínua com a comunidade surda, garantindo legitimidade e impacto real", pontua Illan.

Expansão e internacionalização à vista

Com uma base estruturada, o NeoCode já mira os próximos passos. "Nosso foco agora está em expandir a base de clientes do NeoTalk Chat e do NeoTalk Edu, ao mesmo tempo em que captamos investimento para acelerar o desenvolvimento do NeoTalk Live, nossa solução de tradução em tempo real por API, que será um divisor de águas no mercado. Paralelamente, estamos avançando na internacionalização para Portugal e Canadá, adaptando a solução para ASL e FSL", conclui o fundador.

---

Sobre os Corredores Digitais

O Corredores Digitais é o centro de inovação do Governo do Ceará, liderado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O hub é voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas para o estado. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro