De acordo com o último censo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), elas representam mais de 63% dos profissionais no mercado de arquitetura e design de interiores. Contudo, essa proporção diminui nos cargos de liderança, evidenciando a importância de celebrar as mulheres que rompem barreiras na profissão.
Em Fortaleza, o escritório da arquiteta Biia Sales é um exemplo desse movimento. Com uma equipe composta exclusivamente por mulheres, Biia destaca o potencial feminino no setor. "Acreditamos na sensibilidade e atenção ao detalhe que as mulheres trazem aos projetos, especialmente no âmbito residencial. Nossa equipe de seis talentosas profissionais vem se destacando no mercado cearense, com criatividade e inovação," afirma a profissional, com 24 anos de atuação no mercado.
Os dados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil de 2015, do CAU, reforçam a presença crescente das mulheres na arquitetura. Elas são 57,4% dos profissionais entre 41 e 50 anos, e esse número sobe para 78,3% entre as jovens de 20 a 25 anos. Apenas na faixa acima de 61 anos os homens são maioria, representando 71% dos profissionais.
A diversidade dentro do escritório de Biia Sales é outro ponto de destaque. "Valorizamos a diversidade de perspectivas e experiências. Essa pluralidade é essencial para criar um ambiente de trabalho enriquecedor e livre de preconceitos de gênero," comenta a arquiteta.
A equipe do Studio é composta por profissionais com diferentes trajetórias e estilos de vida, o que contribui para uma abordagem mais inclusiva e criativa nos projetos desenvolvidos. Assim, o escritório de Biia Sales não só fortalece a presença feminina na arquitetura, mas também promove um ambiente de trabalho acolhedor para suas colaboradoras.