Jovens tem oportunidade de capacitação tecnológica gratuita com o programa Capacita Brasil/C-Jovem





 Inscrições abertas: trilhas de especialização no universo tech,
com aulas online e residência em empresas de tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Softex e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), anuncia o lançamento do segundo ciclo da Residência em TIC 20 — Capacita Brasil/C-Jovem. O programa oferece três trilhas de especialização gratuita nas áreas de Programação iOS, Computação em Nuvem e Infraestrutura de Redes 5G para jovens que estão cursando atualmente o ensino médio ou que o concluíram há até 3 anos. Ao todo, serão oferecidas 1800 vagas.

O objetivo do programa de capacitação é proporcionar uma formação abrangente em TIC, dividida em três fases distintas:

  1. Desenvolvimento de Soft Skills: cursos como Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Inglês para Profissional de TIC, Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

  2. Trilha Técnica: formação específica na área escolhida (Programação iOS, Redes 5G ou Computação em Nuvem).

  3. Imersão Profissional: oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em uma empresa parceira do programa, promovendo uma experiência prática no mercado de trabalho.

Os cursos têm carga horária total de 480 horas e realizados na modalidade de Ensino à Distância (EaD), com duração de um ano. As inscrições estão abertas até 6 de dezembro de 2024 através do site do Capacita Brasil. O início das aulas está programado para o dia 8 de julho de 2024.

O coordenador do projeto, professor Antônio de Barros Serra, destaca a importância do programa para o fomento de novos talentos na área de TI e formação de novos profissionais na área, que ganha cada vez mais destaque no mercado. “Jovens recém-saídos do ensino médio ou em fase de conclusão terão a oportunidade de agregar conhecimento tecnológico em um programa de capacitação totalmente gratuito e direcionado a áreas de expansão no mercado e futuros profissionais muito bem capacitados”, reforça Serra. 

Além de ser totalmente gratuito, o programa oferece uma bolsa de auxílio mensal durante a fase de imersão. Os participantes terão acesso a aulas online em ambientes virtuais de aprendizagem e encontros remotos com mentores, garantindo flexibilidade e suporte contínuo.

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do programa: https://capacitabrasil.ifce.edu.br/.

Projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n.º 8.248, de 23 de outubro de 1991", conforme disposto no Art. 7º da Portaria MCTI Nº 5.275, de 5 de novembro de 2021. 


Sobre o MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é um órgão da administração federal direta, cuja missão é produzir conhecimento, gerar riquezas para o Brasil e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para mais informações acesse https://www.gov.br/mcti/pt-br 


Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 22 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas — Governo, Academia e Setor Privado — para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.


Sobre o IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é referência em educação técnica e profissional há 115 anos. Está presente em 33 cidades do Ceará, alcançando todas as regiões do estado e ampliando a democratização de oportunidades por meio da educação — atuando no ensino técnico, na graduação e na pós-graduação. A missão do IFCE é produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos para contribuir na formação do cidadão, visando a sua inserção social, política, cultural e ética. Atualmente, o Instituto conta com quase 30 mil alunos matriculados.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade