Projeto leva formação profissional às periferias e tem garantido inserção de dezenas de jovens no mercado de trabalho
A Associação O Pequeno Nazareno (OPN) está transformando realidades por meio de seu programa de qualificação profissional itinerante, que atua diretamente nas periferias de Fortaleza. A iniciativa oferece capacitação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social e já tem apresentado resultados expressivos, com a inserção de dezenas de participantes no mercado de trabalho.
Em um cenário marcado pela violência urbana e pela ausência de oportunidades, muitos jovens acabam se tornando reféns de contextos de risco. A proposta do OPN é justamente quebrar esse ciclo, oferecendo não apenas formação profissional, mas também a possibilidade de um novo horizonte de vida. “Nosso objetivo é mostrar a esses jovens que existe um caminho diferente, possível e digno, onde eles possam desenvolver seus talentos e conquistar autonomia por meio do trabalho”, afirma Flaviana Ribeiro, coordenadora de um dos projetos da OPN.
Os cursos são realizados dentro das comunidades. Essa metodologia aproxima a OPN da realidade de cada território atendido e amplia o alcance do projeto. Como resultado, muitos jovens conquistaram o primeiro emprego, mudaram sua perspectiva de futuro e passaram a enxergar o trabalho como uma ferramenta de emancipação. “O curso de competência foi uma experiência muito boa, muito incrível, que me proporcionou diversas habilidades e abriu minha mente e me fez ganhar bastante confiança, entender melhor sobre as necessidades do mercado de trabalho. Também foi muito legal trocar ideias com os outros alunos, falar sobre experiências, escutar cada um. Isso foi fundamental para o meu crescimento”, conta Maria Eduarda.
Ao investir na capacitação profissional de quem mais precisa, a Associação O Pequeno Nazareno vai além da formação técnica para jovens, promovendo dignidade, cidadania e esperança para jovens que buscam novas oportunidades em meio às adversidades da periferia.
A ação Qualificação Profissional Itinerante faz parte do Projeto Dignidade para a Infância (DPI) realizado pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.