A Câmara Brasil-Portugal do Ceará (CBPCE) deu um passo decisivo para fortalecer os laços de cooperação internacional ao oficializar um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal do Eusébio. O acordo tem como principal destaque a geminação entre o município cearense e a cidade de Aveiro, em Portugal, reconhecida mundialmente como um polo de inovação e tecnologia.
A iniciativa possibilitará que Eusébio e Aveiro espelhem suas experiências, criando um fluxo contínuo de conhecimento, negócios, investimentos e práticas de inovação. O modelo de geminação facilita a integração entre cidades, permitindo que tecnologias desenvolvidas em Eusébio possam ser replicadas em Aveiro e vice-versa, consolidando uma rede de cooperação estratégica.
A geminação abre novas perspectivas no campo acadêmico, empresarial e de investimentos, segundo a presidente da CBPCE, Patrícia Campos. “Esse acordo é um marco. Estreitar a relação entre Eusébio e Aveiro, duas cidades que têm a inovação como prioridade, cria oportunidades reais para intercâmbio acadêmico, atração de investidores portugueses e desenvolvimento de novos negócios. Estamos construindo uma ponte sólida entre Ceará e Portugal”, destacou.
O prefeito do Eusébio, Dr. Júnior, reforçou que a parceria projeta o Eusébio para um patamar ainda mais estratégico. “A geminação com Aveiro significa mais do que uma parceria institucional. É a chance de alinhar políticas públicas, fomentar a educação e ampliar as oportunidades tecnológicas e empresariais. Eusébio já é referência em inovação no Ceará, e agora passa a ter um canal direto de cooperação com a cidade do futuro, como Aveiro é conhecida em Portugal”, afirmou.
Representando o município do Eusébio, participaram também da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores, Dyexon Abreu; o Procurador-Geral do município, Daniel Paixão; Eilson Gurgel, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Michel Araújo.
Já pela Câmara Brasil-Portugal do Ceará, estiveram presentes além da presidente Patrícia Campos, o associado Lucas Rosolini; Mabel de Carvalho, diretora de Relações Institucionais; José Wahnon, diretor de Turismo; Carlos, associado; Adicta, associada; Cavour Caldas, diretor de Esportes; e Daniel Furlani, diretor de Agronegócios. O encontro ocorreu na tarde do dia 18 de setembro na sede da CBPCE.
Geminação como vetor de desenvolvimento
A geminação Eusébio–Aveiro se insere na estratégia da CBPCE de promover conexões entre cidades do Ceará e de Portugal, criando uma rede de cooperação em áreas-chave como educação, inovação, tecnologia e negócios.
Além de atrair investimentos, a iniciativa fortalece a missão da Câmara de ser a ponte entre o setor público e privado, ampliando as oportunidades de desenvolvimento conjunto.